4 de abril de 2016

DIY: Jogo para aprender as Conjunções Coordenativas

Olá Guerreiros (as)! 
Desejo a todos uma ótima semana, cheia de Deus!
"O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei." 
Êxodo 15:2
Hoje eu vou ensinar a fazer um jogo que é muito útil para quem tem dificuldades para aprender as conjunções coordenativas e classificá-las em aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas ou explicativas. Eu, particularmente, tinha uma enoooooorme dificuldade e isso era horrível, porque é algo que SEMPRE cai no vestibular. Com o jogo eu tive uma evolução tremenda, no início eu decorava sim as conjunções, não serei hipócrita, mas agora eu já posso dizer que aprendi. :)
Quer aprender também? Então vamos ao nosso faça você mesmo!

Vamos usar: 
Cartolina ou papel cartão
1 Folha de papel A4
Canetinhas Coloridas
Régua
Tesoura 

Vamos cortar a cartolina no tamanho de uma folha A4 (21cm x 29,5cm). Feito isso, vamos traçar duas linhas horizontais. Faremos uma tabela e para as colunas verticais ficarem iguais, dividimos 29,5 por 5 e temos 5,9 como resultado. Essa será a largura de cada coluna da nossa tabela. Confira a foto abaixo:

O título da nossa tabela será "Conjunções Coordenativas", e os tópicos serão as classificações das conjunções, essas são: Aditivas, Adversativas, Alternativas, Conclusivas e Explicativas. Trace tudo, escreva e guarde a tabela. Observe a foto abaixo:

 Agora escreveremos as conjunções na folha A4. Você pode dar uma olhada aqui para se basear ao fazer essa parte, ou simplesmente observe a foto abaixo:

Depois de escrever é hora de cortar e misturar muito bem. haha

5º  Pronto! Hora de brincar! A ideia central é que você espalhe tudo e através de seus conhecimentos sobre conjunções coordenativas, você tente organizar tudo em seus devidos lugares, como mostra a foto abaixo.

Muito fácil né? Mas o resultado desse jogo é surpreendente! O que você achou? 
Fez? Me conte sua experiência. 
Beijos e até o próximo post! ♥

COMENTE PELO BLOG!

32 comentários:

  1. Oi, adorei seu blog, primeira vez aqui e já virei sua leitora.
    Adorei o conteúdo do seu blog, lá no meu cantinho conto uma pouco sobre meu curso de Publicidade e Propaganda e outros cursos que faço entrevistas com a galera, aparece lá. :)

    Visite: http://carpediemmica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mica, que bom que você gostou, seja bem vinda aqui! ♥
      Amei seu blog também, muito bom conhecer um pouco da sua rotina.

      Beijos.

      Excluir
  2. Parabens pelo blog lindoooo adorei.. e a tabela tbm muito util ..bjokas

    www.divinabelezamulher.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog, lindo! http://lorennacostablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Mano, que criatividade, quanto a pessoa é inteligente ela é mesmo, porque eu não ia nunca pensar em fazer um negócio desse dhsudusds teu blog é sucesso, viu? parabéns!

    irianneveloso.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, minha linda! Sempre estarei inventando coisas que incentivam ao estudo. haha
      Não gosto de fazer sempre a mesma coisa.

      Beijos

      Excluir
  5. Post diferente e interessante :*

    http://a-cacheada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela criatividade princesa!
    Estou te seguindo já!


    Dicas da Mandy

    ResponderExcluir
  7. Nossa super completinho e bem bacana esse post, parabéns pela iniciativa.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. GENTE PRECISO DISSOOOOOO
    Estou na fase de prestas concurso público, quero muito trabalhar na rede pública de saúde e sou péssima no português kkkk

    www.raposalaranja.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ótima ideia! Adorei o post, ficou ótimo.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  10. Que bacana, estou fazendo estagio em língua portuguesa e já vou me inspirar para as sequencias didáticas :*

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Gostei! Parece ser bem educativo.
    Boa semana!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Amei o post!
    Seu blog é a coisa mais linda que já vi me apaixonei por ele, lindo demais.
    Beijinhos.
    www.amordeluaazul.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ua que ideia incrível, adorei.
    Segui o blog.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  14. Uma forma bastante divertida de aprender as conjunções, porque quando temos alguma dúvida e vamos no google pesquisar, sempre vemos aquelas explicações extensas e acabamos nem entendendo. Super amei a dica Val.
    Abraços amiga!

    PAPO DE GAROTA CRISTÃ
    www.sarahcristinny.com

    ResponderExcluir
  15. aaaai que legal esse 'jogo', adorei e ajuda a memorizar e aprender bem rápido e de forma divertida!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa, que ideia bacana. Confesso que na faculdade essa foi a matéria que mais tive dificuldade. Ótimo pra fazer isso com os alunos tb, se eu tivesse lecionando, com certeza levaria pra sala de aula.
    Já tem post novo no blog. Beijooos!

    Blog | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  17. Oláá, tudo bem?
    Adorei a dica, preciso muito outras formas para aprender, pois também to nessa vida de vestibulanda, boa sorte para nós, não é? USHUSHU
    Beijooos ♥

    xx Mari,

    http://devaneiosbm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois bem, aqui no meu blog você sempre vai encontrar alguma coisinha que vai te ajudar nos estudos.
      Obrigada, boa sorte!

      Excluir
  18. Gsotei. Me despertou ate uma vontadinha de estudar. (mas depois passou hauahuahua).
    Brincadeirinha! Bjo!

    http://juliamodelodemodelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Nossa que máximo essa dica! Adorei

    www.karenbartolomeu.com

    ResponderExcluir
  20. Gostei imenso da dica :) muito boa.


    http://fifoquices.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  21. Uaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaauuuu que bacanaaa!!!! ❤

    www.apequenaka.com

    ResponderExcluir
  22. Gente, mas que legal isso! Esse post tá de utilidade pública! Queria ter aprendido isso quando eu tava prestando vestibular! <3

    Ajudou mta gente, com certeza!
    Beijooo
    www.vitaminatrendy.com

    ResponderExcluir
  23. Que legal, bem interessante para quem esta aprendendo isso.
    Beijosss

    Blog - Giovanna Italia

    ResponderExcluir
  24. Obrigada por compartilhar. Já, estou fazendo!

    ResponderExcluir
  25. Ótimo Jogo, fiz com meus alunos e eles amaram e estou realizando novamente este ano. Parabéns.

    ResponderExcluir

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Deixe a sua opinião, sugestão, críticas, elogios...
Se for blogueira, deixe o link do seu blog pra eu poder visitá-lo.
Se me seguir, avisa que eu terei o enorme prazer de seguir de volta. :)
Volte sempre!

Páginação - Não altere este gadget!