15 de março de 2018

Mapa da Aprovação: Saiba como fazer

Olá guerreiros, estou de volta!! Afinal quem é vivo sempre aparece né?! uhuuuu ♥
Tensão ein, eu comecei a escrever esse post em janeiro e ele só vai ao ar agora. Meu Deuuuus! Gente, muita coisa aconteceu em minha vida e por isso dei uma sumida básica (eu sei que não foi tão básica assim), ao longo das novas publicações eu vou falando pra vocês, mas enfim...

Hoje eu vou ensinar como eu fiz o meu mapa da aprovação, sei que o ano já vai caminhando para abril, e pode soar estranho, mas eu ainda tô de férias da UEFS! Passagem de um semestre para o outro e já tenho muitos temas de postagens relacionadas ao meu curso de Enfermagem na UEFS. Se liguem!   Vamos lá! ♥♥
Ano passado eu postei uma foto da confecção do meu Mapa da Aprovação e algumas pessoas me pediram ajuda para confeccionar também, então aqui estou eu pra ensinar como fazer. Quer aprender como faz? Vem comigo e seja feliz! 
Pra quem está perdidinho e não viu o post no meu instagram, já vou explicar T-U-D-O! rsrs
Eu conheci o Mapa da Aprovação durante o evento "Semana da Aprovação" desenvolvido pelo coach Victor Ribeiro, no ano passado e fiquei bem curiosa, tentei fazer e mesmo com um pouco de dificuldade, consegui. O segredo é ser sincero consigo mesmo, pois o mapa exige isso de você. (Jájá vai entender o que eu estou falando) Inclusive, se você quiser participar deste evento, clique aqui!
Mapa da Aprovação é algo bem pessoal, mas vou tentar ajudar vocês de uma forma beeeeem dinâmica, tá? Qualquer dúvida é só me perguntar! Entre em contato por aqui, assista ao vídeo e inscreva-se!
O mapa serve para você organizar suas estratégias para atingir seu alvo, a sua aprovação.

Agora vocês vão entender por que eu falei sobre sinceridade...

1º Você precisa definir uma carreira-alvo
Precisa saber o curso que você deseja, e mais... pergunte-se: Por que esse curso? É a minha vocação?
Fazendo isso, você vai estar automaticamente definindo o seu alvo, fica mais fácil criar estratégias quando você tem um alvo, quando você sabe o que quer.
E por falar em estratégias, aprendi algumas com o Victor, você pode ler o e-book dele nesse link!
Mas se você ainda não sabe o que deseja cursar, experimente fazer um teste vocacional, pode ser uma boa pedida, existem muitos testes gratuitos na internet, mas como eu sou uma pessoa muito boazinha, vou listar alguns sites legais no final do post!

2º Como você costuma atingir seus objetivos? 
Qual caminho você já trilhou?  O que deu certo pra você? O que não deu? Essa é a parte do auto-conhecimento, se você já sabe como aprender, e nunca teve dificuldades para estudar, você chegou até aqui através da GENIALIDADE e só precisa aumentar o foco para atingir a aprovação. Mas se sempre foi difícil aprender e você  teve que se esforçar algumas vezes para não perder de ano, você chegou até aqui através do ESFORÇO e precisa de algo revolucionário para atingir seu objetivo (meu caso).

 3º Trabalhae o seu ESTADO NINJA
Essa Etapa é chamada de pelo Victor de "Estado Ninja" e trata-se de acessar com praticidade estados de concentração, convicção e de superar Barreiras. Essa é uma das etapas mais importantes do mapa, pois trata-se do seu "estado de espírito". Quando vestibulanda, eu passava por muitos problemas relacionados a concentração e a ser resiliente, e mesmo tendo como base a frase "Se você cansar, aprenda a descansar, e não a desistir!" era difícil manter o foco, eu desistia rapidinho.
Quando o Victor falou sobre estado ninja, óbvio que eu relacionei logo a um ninja né? Sem mais, um ninja é rápido, sabe lutar e fazer coisas que os outros não fazem. Dessa forma, entra a praticidade em se concentrar, o que ajuda 100% na sua jornada de estudos, como ler, resolver exercícios e o mais importante, APRENDER! O ninja sabe lutar, então associei isso a lutar com resiliência por nossos objetivos. E sobre fazer coisas que os outros não fazem, trata-se de não se igualar nas atitudes, não fazer apenas o que todo mundo faz, desenvolver algo revolucionário, que me traga resultados extraordinários.
Victor sugere que haja um gerenciamento contínuo de estado, de 5s a 2min para cada 2 ou 3 horas de estudo, ele chama de "Ritual de Estado".
Então, no seu mapa você pode colocar de acordo ao seu tempo de estudo diário, alguns exercícios fisiológicos e/ou de pensamento. Pode ser por exemplo, um exercício neurolinguístico, ou quem sabe uma auto-hipnose. Legal né?

4º Esteja convicto do que é APRENDER (de verdade) e trabalhe nisso
Você sabe o que é estudar? Claro que eu sei, Vall! Que pergunta é essa?! Eu não sabia, eu achava que somente lendo e resolvendo exercícios eu estava estudando. Até que eu descobri que ler é diferente de estudar.  A leitura é um método de aprendizado passivo, onde você retém informação, mas pode esquecer facilmente. Quando eu entendi que estudar se tratava de um método ativo, onde o conhecimento não fica apenas na cabeça e é processado, anotado e externalizado, eu permito que meu cérebro firme o conhecimento.
Durante a semana da aprovação, descobri que existem várias estratégias de leitura:
  • Leitura Holística: Compreender na totalidade. A palavra holístico foi criada a partir do termo holos, que em grego significa "todo" ou "inteiro".
  • Leitura Dinâmica: Leitura rápida, busca corrigir vícios de leitura, melhorar o entendimento e a retenção de informações. Ajuda muito durante uma prova de vestibular, quando você tem muito texto para ler em tão pouco tempo.
  • Leitura Ativa: Trás para o mundo empírico a leitura das teorias; Aumenta compreensão e memória. Quando combinada com a leitura dinâmica, trás resultados extraordinários.
  • Leitura Sintópica: Esse é o nível mais avançado de leitura, é praticada por poucas pessoas, pois exige que você já domine 70% do assunto, porque faz com que você chegue a conclusões que nem está no texto lido. É pra quem deseja ir além, como diz o Victor: Pra quem quer chegar no topo!
Anotação: Você também faz anotações durante seu estudo? Saiba que existe estratégias para isso também! haha
Abuse de esquemas gráficos, utilizado muitas cores, resumos, símbolos e/ou desenhos. Confeccionar quadros comparativos pode ajudar muito, ainda mais quando os conteúdo é similar, entenda as diferenças e pontue em suas anotações. 
Mapa Mental: Rapazzzz, eu sou a pessoa que mais fala de mapa mental pra todo mundo! Então, essa ferramenta é muito importante, porque substitui resumo e facilita m-u-i-t-o na compreensão e revisão. Existem 3 tipos: Estrutural, Analítico e Mnemônico. Dá uma olhadinha nesse post que eu fiz com alguns mapas mentais de história geral e se familiarize com a ferramenta. 
Memorização: Trabalhe sua memorização utilizando associações simples e complexas, acrônimos, listas e treino contínuo para se adaptar ao vestibular, enem ou concurso (resolver questões antigas é uma boa pedida).

5º Revisar Sempre - Recapitular ativamente o conteúdo
Não adianta estudar tanto, e não revisar o assunto estudado regularmente. Você precisa se organizar quanto a isso, pois segundo Victor:"Sem revisão, não há salvação!". O pior erro que cometi quando vestibulanda foi deixar para revisar tudo na última hora, jamais faça isso! Me atolei toda, pois eu percebi que já tinha esquecido muita coisa importante e o meu tempo estava curtíssimo para voltar a estudar o assunto novamente desde o começo... aprendi com meu erro. Mas enfim, é importante revisar no mínimo após o estudo, no dia seguinte e após uma semana. Victor sugere que para cada 1h de revisão, resolva 4 questões.

6º Resolução de Questões
Resolver questões antigas é muito importante para testar seu conhecimento, conhecer a banca e te trazer segurança, mas see não houve aprendizagem prévia, você vai apenas estar perdendo o seu tempo tentando resolver essas questões. Devemos primeiro focar no conhecimento, e então mataremos qualquer questão! 
Em um vídeo do Victor, ele falou que a resolução de questões é uma fraca ferramenta para aprender conteúdos novos, pois são muitooooos assuntos que podem cair no vestibular, por exemplo. E geralmente as questões trazem apenas um resuminho sobre um assunto ou outro. Vale ressaltar que nem sempre os enunciados vem com textos corretos, existem questões preparadas justamente para você identificar o erro isso já me matou kkk.

7º Planejamento Operacional 
Agora vai uma frase que me fez acordar para a vida: "Você só consegue melhorar o que você consegue mensurar - V.R". Se você não reconhece o seu erro, não entende o que está fazendo de errado e não expõe para você mesmo, impossível melhorar.  Novamente vou bater na tecla da sinceridade consigo mesmo, temos que dizer para nós mesmos o quanto não somos bons em tal coisa, para a partir daí desenvolver um planejamento para mudar isso. JAMAIS SE ENGANE!
Cronograma Semanal: Deve conter as disciplinas que precisam ser estudadas e revisadas. Tente ter um cronograma fixo, porém flexível (para não se engessar, porém mantenha-se disciplinado). 
Tenha uma Planilha de Fluxo: Assim você pode gerenciar as disciplinas estudadas ao longo dos meses e pode estimar a quantidade de semanas para cada disciplina.
Estude por fontes ativas: Eu sei que tem gente que aprende melhor lendo, outras ouvindo, vendo, etc. Nada contra quem estuda somente com cursinhos e video-aulas, mas depois que passei a estudar por livros eu melhorei muuiiiiito. Victor diz que quem estuda por essas ferramentas gasta o triplo do tempo, e é verdade, sou a prova viva disso. 
Uma dica valiosa para você: Após seu estudo, tente dar uma aula para você mesmo, não economize informações, fale em voz alta e grave um áudio. (Você pode ouvir sua aula durante o seu banho, enquanto viaja para algum lugar... enfim, quando não tiver fazendo nada ou esteja fazendo algo que não exija tanta atenção, você estará ouvindo a sua aula e aprendendo. Faz e depois me conta! ;)
Faça simulados quinzenais: É sempre bom treinar sua resistencia diante de uma quantidade razoável de questões, que você mesmo pode selecionar e resolver. É importante que você determine um tempo para resolver essas questões, fique em um local calmo e foque somente nelas. Anote seu desempenho após cada simulado, assim você terá um controle de erros e acertos.

8º Dê um tapa na cara dos obstáculos
Sabemos que sempre vai aparecer alguns obstáculos né? Identifique-os! 
Após identificar o obstáculo, desenvolva de imediato um método para ultrapassá-los (prefiro a expressão "Tapa na Cara" KKK)  Por exemplo, se você "não tem tempo", apoveite seu tempo livre, saiba qual o melhor horário para você. 
Se tem uma coisa que eu aprendi nessa vida é que o que eu mais tenho é tempo, administrando certinho dá tudo certo. 

9º Encare o seu estudo como um trabalho
Fazendo isso você desenvolve responsabilidades e se compromete com o seu estudo da mesma forma que com um trabalho. Tente entender que haverá uma recompensa para tudo isso. 

Então, aqui está o passo a passo para você montar o seu mapa da aprovação, eu não tenho mais o meu do vestibular, pois eu já tenho novos objetivos. Vou me comprometer com vocês a publicar um exemplo aqui.  Ahhh, o seu mapa pode ser feito a mão ou digitalizado. Não deixem de me mostrar após terem feito!  
Links para fazer testes vocacionais: G1 Educação - Guia do Estudante - Neora - Quero Bolsa

Boa sorte, guerreiros! 
Vocês são capazes de fazer qualquer coisa nesse mundo!
Beijos, e até o próximo post! ♥


COMENTE PELO BLOG!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Deixe a sua opinião, sugestão, críticas, elogios...
Se for blogueira, deixe o link do seu blog pra eu poder visitá-lo.
Se me seguir, avisa que eu terei o enorme prazer de seguir de volta. :)
Volte sempre!

Páginação - Não altere este gadget!