21 de janeiro de 2016

Como se preparar para estudar em casa?


Olá meus amores, essa semana eu tive uma sugestão para postagens lá no instagram, pediram para eu dar dicas de como estudar sozinho, em casa, (beijo Mih Soliano!) e cá estou eu para atender esse pedido e sei que vai ajudar muita gente! Vamos lá?

Antes de tudo, você deve saber o quer, o que realmente quer cursar. Fica muito difícil estudar para passar no vestibular de Medicina quando o que você realmente quer é cursar Direito. Pense bastante nisso e se resolva.

Depois de saber o que quer, o primeiro passo é COMEÇAR! O que você deve fazer para estudar sozinho(a) é parar de procrastinar, afinal esse é o peso que alguns vestibulandos que estudam sozinhos carregam, as malditas frases "eu vou fazer isso amanhã" ou "depois eu estudo isso". Já falei sobre isso aqui no blog, se quer saber como se livrar da procrastinação, clique aqui!

Separe um tempo SÓ para estudar e evite distrações. Para um estudo equilibrado seja realista quanto ao tempo que levará para aprender cada assunto. Enumere  as tarefas e leve a sério a sua carga horária como se fosse um trabalho, a diferença é que você vai ser seu próprio chefe. Só não se esqueça que não pode abusar disso! haha
Descanse sempre entre uma lição e outra e não se esqueça de reservar um tempo para o lazer. E procure ter um sono bem tranquilo.

Organize seu local de estudos de modo que você se sinta confortável. Observe se a iluminação está legal e se está fresco. Não existe coisa pior do que estudar e se sentir desconfortável. Pense em tudo e providencie o que faltar. O seu local de estudo ajuda bastante no seu rendimento e concentração. 

Por falar em concentração, quando temos muita coisa para estudar, muita matéria acumulada, o ideal é enumerar as tarefas e fazê-las com calma, estudando devagar e finalizando uma a uma. Dessa forma você assimila a teoria de forma mais rápida. Isso mesmo, ser devagar te faz ser rápido também. rs "Não importa a velocidade, contanto que você não pare"!

Exercite o que você aprendeu, faça simulados e tarefas. NÃO SE CONTENTE apenas em saber a resposta certa, procure saber por que está certa. Leia com atenção os enunciados e as alternativas e se comporte como se estivesse realizando uma prova. Fazendo isso você vai obter confiança em si mesmo e no momento que estiver realizando a prova, se manterá calmo assim como nos seu cantinho de estudos.

Estudar e ter sucesso é fazer perguntas e ir atrás das respostas. 
Certo dia conversando com um senhor de idade ele me disse que os jovens de hoje não são curiosos, não tem interesse de saber como e porque as coisas funcionam e que no tempo que ele era criança, era o ser mais curioso da face da Terra, ele me disse que se perguntava tudo, TUDO mesmo! Comecei a pensar no que ele me disse e cheguei a concordar em tudo que ele falou. Hoje, todas as perguntas e dúvidas que surgem em minha mente eu tento encontrar as respostas, e o segredo é não parar! Funciona mesmo, eu aplico isso em todas as áreas da minha vida. 
Então, SEJA CURIOSO, use a curiosidade para boas coisas, isso não inclui saber da vida dos outros   ops! Faça perguntas e tente resolvê-las, se não conseguir peça a ajuda de alguém. 

Sobre livros e cursinhos online, na minha opinião esses não podem faltar, contanto que saiba assimilar os dois. Procure um bom cursinho online, a internet está cheia de ótimos cursos, pesquise bastante antes de assinar e só assine se atender todas as suas necessidades ou grande parte delas. 
Se não tem como pagar não precisa ficar desesperado(a)! No youtube tem ótimos videos e são inteiramente grátis. Baixe apostilas, provas anteriores, simulados, tudo que for te ajudar nessa caminhada. Não economize papéis. haha

APRENDA A GOSTAR DE ESTUDAR, dessa forma não será nenhum esforço para você fazer isso! 
TENHA VIDA SOCIAL, não precisa abandonar todo mundo para ter um relacionamento sério com os estudos! 
COMA BEM E FAÇA ATIVIDADES FÍSICAS, uma alimentação saudável combinada com exercícios físicos estimula a sua memória e faz seu cérebro funcionar melhor. 

Espero ter ajudado, beijos e até o próximo post!


COMENTE PELO BLOG!

17 comentários:

  1. Ah, adorei as dicas lindaaa.Obrigada mesmo.Agora vou dar o primeiro passo. Rumo vestibular! Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso linda, é uma honra poder ajudá-la. Fico feliz pela sua iniciativa, foco e vamos à luta!

      Beijos!

      Excluir
  2. Estudar em casa é algo que chega a ser complexo, porque a gente sempre quer arrumar alguma coisa pra fazer antes de estudar, como se pudesse dar uma desculpa para escapar disso. Acho que a pessoa tem que se comprometer com o próprio futuro, porque a vida não é fácil e ninguém vai a lugar algum se estiver parado.
    Grande abraço

    Identidade Aleatória

    O Identidade Aleatória está no facebook!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sábias palavras! Realmente estudar em casa é um tanto complicado pois antes de começar devemos preparar nosso cérebro no quesito concentração, e quanto a procrastinação e ocupação com outras coisas cabe a cada um de nós sermos seguros e severos com nós mesmos, daí a idéia de ser chefe de si mesmo e tratar nossos estudos como se fosse um trabalho, afinal ninguém deixa o trabalho pra depois, ninguém quer ser despedido e assim deve funcionar a vida. Assim eu penso.

      Beijos!

      Excluir
  3. Oi lindona, amei seu blog.
    Dicas muito uteis, mas o principal realmente você disse, que é aprender a gostar de estudar, porque aí com certeza tudo irá fluir.
    Super beijos

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nanda, fico feliz que tenha gostado! Eu também amo o seu blog <3
      Bom, se não gostarmos de estudar, acho que a coisa fica um pouco mais difícil. rs

      Beijos!

      Excluir
  4. Que legal adorei as dicas.Amamos o seu blog, beijos Deus te abençoe ♥

    http://unidasporum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. O meu problema com os estudos é a concentração, passados 10 minutos já estou com a cabeça completamente na lua. já estou a acompanhar o blog xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aii meu Deus, rsrs
      Acho que esse é um problema muito comum, mas não se desespere minha linda, já falei sobre isso aqui no blog >> Falta de concentração: 6 Causas e possíveis soluções << ♥ >> http://vestibulandaguerreira.blogspot.com.br/2015/09/falta-de-concentracao-6-causas-e.html <<

      Beijos!

      Excluir
  6. Boas sugestões querida :D
    Infelizmente o meu problema é ser muito distraída !
    Kiss Jasmim** | Blog da Jasmim | Instagram | Bloglovin'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RSRS, você te que trabalhar a sua concentração, Jasmin!
      Uma dica é tirar de sua frente tudo que possa chamar sua atenção e te distrair. Coloque apenas o útil, o que realmente vai usar no momento dos estudos. Beijos!

      Excluir
  7. Super importante uma alimentação saudável mesmo amore, porque assim teremos benefícios para aquele mais usado em todo esse processo, o cérebro. Um xeruh amore e adorei as dicas. :D

    www.kleidenaira.com.br

    ResponderExcluir
  8. Menina adorei seu blog, sério, vou acompanhar e já estou usando algumas de suas dicas, pois estou estudando sozinha pro enem, e olha, não é tão simples kk.
    Enfim, de uma passadinha no meu blog também, vou adorar te ver por lá.
    Beijão
    http://eullarennia.blogspot.com

    ResponderExcluir

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Deixe a sua opinião, sugestão, críticas, elogios...
Se for blogueira, deixe o link do seu blog pra eu poder visitá-lo.
Se me seguir, avisa que eu terei o enorme prazer de seguir de volta. :)
Volte sempre!

Páginação - Não altere este gadget!