24 de fevereiro de 2016

Como voltar a estudar depois de muito tempo?


Olá Guerreiros (as)! 
Tudo bem? Comigo está tudo bem, trabalhando, servindo a Deus e estudando muuuuito! rs
Por falar em estudos, hoje o nosso post é justamente sobre isso! A minha amiga Luzi e algumas amigas dela sugeriu que eu falasse como voltar aos estudos depois de muito tempo sem estudar! Não sei bem como falar sobre esse assunto, mas vou tentar ajudar como posso! Se você também quer voltar a estudar, mas não sabe como começar, continue lendo o post!


Bom, antes de qualquer coisa, esse desejo de voltar a estudar é maravilhoso, estão se combinarmos com um pouco de determinação e garra, atingiremos o sucesso!

"Comece onde está. Use o que você tem. Faça o que puder." 

Sobre o cursinho, módulos e livros: 
Se você prefere cursinho presencial, procure um que atenda todas as suas necessidades, algum que você conheça, que as pessoas falem bem. Não escolha um curso só por que ele é o mais barato! Geralmente, esse tipo de curso oferece alguns módulos, que podem ser oferecidos gratuitamente ou você tem que pagar por eles. No meu caso, eu nunca fiz cursinho presencial, mas possuo alguns módulos que ganhei da minha irmã e do meu primo. Mas qual a minha opinião sobre eles? São 4 módulos do  Universidade Para Todos, (Curso que o Governo da Bahia oferece Gratuitamente) eles são super completos e aborda justamente o que é cobrado nos vestibulares das Universidades da Bahia, e o que é importante, tem muuuuito exercício. Tenho também três módulos do Acesso Pré Vestibular, que na minha opinião é um dos melhores cursinhos de Feira de Santana, esses módulos também são super completos, abordam todos os conteúdos. Resumindo, são maravilhosas! rs

Mas se você prefere cursos online ou estudar por conta própria, quando falamos em estudar por conta própria, nunca devemos levar isso ao pé da letra, afinal, nos dias de hoje com os avanços tecnológicos, sempre buscaremos alguma coisa para nos ajudar, seja na internet ou na própria TV. Então, isso tudo é válido, desde que vá ajudar de alguma forma nos seus estudos.
Você terá que estar sempre motivado para estudar (isso não quer dizer que num cursinho presencial não precise), terá também que criar sua própria rotina de estudos (alguns cursinhos disponibilizam) e terá que ter muita disciplina! Isso é indispensável.
Se não possui módulos, não se desespere! Você pode usar somente seus livros, que são ótimos pois os conteúdos não são tão resumidos e você terá a oportunidade de resumir, assim já vai aprendendo melhor o assunto. Se você for curioso, é interessante que escolha os livros que tenham uma linguagem mais rebuscada, porque assim você vai desenvolver o seu vocabulário de forma correta, lendo! Geralmente, esses livros vem acompanhado sempre de um glossário, o que vai facilitar a sua vida na hora da leitura. Se você for mais básico, procure livros que possuam linguagem mais tradicional.  Mas como eu já falei sobre isso aqui no blog, vale dar uma olhadinha aqui, para ver as dicas de como estudar sozinho, e aqui, para ver como fazer o seu plano de estudos!

Sobre plano de estudos:
Quanto ao seu plano de estudos, num cursinho presencial certamente terá um cronograma a ser seguido. ''Tá bom Vall, eu sigo esse cronograma, mas quero estudar também no meu tempo livre, como faço?'' Quando você volta a estudar, sempre vai ter algo que você não lembra ou que te uma certa dificuldade para desenvolver, por conta da falta de prática. Que tal trabalhar nisso aí? A melhor maneira de aprender um assunto é associando Teoria + Prática, então revise o assunto e não se canse de fazer exercícios, quanto mais você faz, mais você aprende! Mas e se ainda sobrar tempo? Leia um livro, o hábito da leitura é um dos mais importantes para o desenvolvimento do intelecto, é  também o caminho mais curto para adquirir conhecimento e melhorar a sua escrita (o que vai te ajudar bastante nas provas de redação). Olha, é sumper importante que você não corra com os conteúdos! Lembre-se sempre, qualidade é melhor que quantidade. Então tente acompanhar seu cronograma. ;)
Mas se você escolheu estudar sozinho, após ter feito seu plano de estudos, tente segui-lo, mas não se preocupe com o tempo, seja sincero com você mesmo quanto ao tempo que você precisa para aprender cada assunto. Isso é essencial! Procure usufruir de todas as ferramentas que possam te ajudar, livros, apostilas, vídeos, resumos, pesquisas... Tudo!

Sobre o tempo para estudar: 
Bom, isso é muito particular. Se vai estudar sozinho, veja o horário que você se sinta mais a vontade, o ideal é quando não tem muita gente por perto e que não esteja cansado/com sono. Você não deve procrastinar, então se determinar, tente cumprir ao máximo! Nada de deixar pra depois, ok?
Se você vai fazer cursinho, veja um horário que você vá fluir melhor. ''Ah Vall, mas eu trabalho e só tenho a noite livre!''  Não vamos deixar que isso se torne uma desculpa para não estudar. Já que não tem opção, estude a noite mesmo. Certamente estará cansado(a), mas não deixe que o cansaço te impeça de se preparar para o vestibular, se você tiver foco e vontade de estudar, não vai nem sentir. Sem contar que já é um esforço a mais né? No meu caso eu trabalho e estudo. Te dias que eu chego em casa acabada, mas eu tento estudar, e de repente pego o jeito e consigo finalizar minhas atividades. Queria ter mais tempo, mas fazer o que né? Vamos trabalhar com o que temos e como podemos.

É isso guerreiros, eu não sou nenhuma especialista, mas tento ajudar como posso! Espero que esse post tenha servido de alguma forma para vocês!
Que tal começar agora?
Beijos e até o próximo post!




COMENTE PELO BLOG!

33 comentários:

  1. Olá amamos as dicas !

    http://unidasporum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas, depois de ficar quase 4 anos sem estudar, comecei a faculdade esse ano, estou me adaptando aos horários ainda.
    Beijos
    www.garotaestelar.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou e que dê tudo certo para você!
      Beijos!

      Excluir
  3. São ótimas as dicas, o importante é querer e ter foco.
    Tirar hora para estudar também, quem não tem tempo para estudar fica difícil, mas não é impossível.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, querer estudar já é um grande passo!
      Beijos! ♥

      Excluir
  4. Fui fazer faculdade depois de casada, com duas filhas. Não foi nada fácil. Mas foi a melhor coisa que fiz. Adorei o post. Beijos

    www.baudasresenhas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela sua força de vontade! :)
      Sucesso para você, linda! ♥
      Beijos!

      Excluir
  5. Amei post amiga tirou bastante minhas dúvida obg !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, amiga! Agora siga as dicas e boa sorte! ♥
      Beijos

      Excluir
  6. Amei as dicas sobre como estudar sozinha estou tentando adaptar a estudar todos os dias pra não esquecer totalmente os conteúdos da escola!!

    Bejoz. Logo logo postaria uma tag que te indiquei, se quiser responder claro!

    Bejoz. www.sempremorenaantenada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou! Faz muito bem :)
      Não podemos parar!
      Beijos

      Excluir
  7. Ótimo post! Estou voltando a estudar também, sei que vai ser difícil e preciso ir aos poucos.

    beijoºwww.blogbelatriz.com
    YouTube Belatriz
    Facebook Belatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom que gostou! Boa sorte! :)

      Beijos

      Excluir
  8. Que poster maravilhoso, Valléria!! Ameiii ;D Seu blog é D+!!! Obrigada pela visitinha e por me seguir! E já estou seguindo aqui tbm.
    Até mais, linda! ;*

    http://suenefernandes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Suene! :)
      Obrigada por retribuir ♥
      Beijos

      Excluir
  9. Ótimas dicas, o importante é a gente saber encaixar o estudo na nossa rotina diária.
    Beijos

    Dia de Spa

    Youtube


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza querida, sem um planejamento essa tarefa se torna muito difícil!
      Beijos :)

      Excluir
  10. Eu sou professora no ceeja e tem tanta gente que quer realmente voltar a estudar, já os mais jovens são bem mais desinteressados.
    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, vejo muito isso! :)
      Acho que sou uma minoria, amo estudar! ♥

      Beijos

      Excluir
  11. Plano de estudos é fundamental. Eu faço faculdade a distancia e no início me atrapalhei muito pelos horários. Tive que criar um cronograma de estudos para me adaptar ao novo. E finalmente estou quase concluindo meu curso!!!
    Adorei suas dicas. Bons estudos :D

    ❥Blog: www.amigadelicada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns! Sucesso para você!
      Plano de estudos é sim muito importante. ♥

      Beijos

      Excluir
  12. adorei as dicas to louca pra conseguir concluir minha faculdade : ) já estou te seguindo, eu também tenho um blog se quiser conhecer, bjs
    lanibelezafeminina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Sucesso para você, querida Lani.
      Adorei seu blog, segui.
      Beijos

      Excluir
  13. que post incrivel! sem dúvidas ajudou muitas pessoas, parabens!

    ResponderExcluir
  14. Ótimo post, nesse ano decidi que só faria um curso de informatica e outro de inglês e começaria a faculdade português, no outro trabalho e estudo português e outra faculdade e ainda estou dando muito de mim no blog :*

    http://a-cacheada.blogspot.com.br/2016/02/wishlist-shein.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela sua determinação! Fico feliz por você, Sucesso!

      Beijos

      Excluir
  15. Ótimas dicas, adorei!
    Estudar é sempre bom né :)
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Deixe a sua opinião, sugestão, críticas, elogios...
Se for blogueira, deixe o link do seu blog pra eu poder visitá-lo.
Se me seguir, avisa que eu terei o enorme prazer de seguir de volta. :)
Volte sempre!

Páginação - Não altere este gadget!